Evento Meio e Mensagem

Design

Baixar Regulamento Design


 REGULAMENTO E SUBCATEGORIAS WAVE DESIGN
REGULAMENTO WAVE DESIGN
A razão do Festival
O WAVE FESTIVAL tem por objetivo oferecer aos profissionais e empresários da indústria da comunicação a oportunidade de promover seus trabalhos através da exibição de seu material mais original e criativo, num evento com proposta única em toda a América Latina mercado hispano-americano.
Data e Local
O WAVE FESTIVAL será realizado no Rio de Janeiro no dia 16 e 17 de Abril de 2013, no Hotel Copacabana Palace.
A. Elegibilidade
1. O Festival está aberto para todos os envolvidos na indústria da comunicação em toda a América Latino mercado hispano-americano.
2. As inscrições não podem ser efetuadas sem autorização prévia dos anunciantes proprietários dos direitos de comunicação das peças.
3. Todas as peças inscritas devem ter sido produzidas e veiculadas segundo contratos comerciais pagos, firmados com clientes pessoas jurídicas, de empresas registradas e operantes. O cliente deve ter pago todos ou a maior parte dos custos de mídia. Exceção às peças inscritas nas categorias Caridade e Serviços Públicos, cujos custos podem ter sido negociados livremente. O Festival se reserva o direito de requisitar documentos comprobatórios da efetiva veiculação das peças inscritas, com vistas a validar sua veracidade, no caso de sua qualificação para Shortlist ou premiação.
4. Todas as peças inscritas deverão ter sido publicadas pela primeira vez entre 01 de Janeiro de 2012 à 08 de abril de 2013.
5. As peças inscritas no evento não poderão ter participado de edições anteriores.
6. Os organizadores poderão recusar inscrições que ofendam sentimentos nacionais, religiosos ou o gosto comum.
7. As peças inscritas que até a data do julgamento final tiverem infringido qualquer norma legal de seu país de origem deixarão de ser elegíveis. É dever do responsável pela inscrição notificar os organizadores caso qualquer violação dessa natureza seja registrada até a Cerimônia de Premiação.
B. Julgamento
Um júri internacional especializado julgará as peças.
Fases do Julgamento
1. O Shortlist é definido por categoria e nele serão classificadas as peças que, através de um sistema digital de votação e apuração, tenham sido as mais bem votadas.
2. Numa segunda fase, em discussão aberta, os jurados apuram as peças merecedoras dos WAVE OURO, PRATA E BRONZE. Um Grand Prix é selecionado, também através de discussão aberta, entre as peças que mereceram Ouro.
3. Em qualquer das fases, o jurado cuja peça esteja sendo avaliada não tem permissão de voto. A decisão do Júri será sempre considerada definitiva e soberana.
C. Prêmios
Os Prêmios serão atribuídos da seguinte forma:
Um GRAND PRIX pode ser escolhido na CATEGORIA DESIGN. As peças da categoria MENSAGENS COMUNITÁRIAS não concorrem neste caso.
Os prêmios WAVE OURO, PRATA E BRONZE em cada categoria receberão um troféu. Cada prêmio será atribuído à empresa responsável pela inscrição da peça.
O Prêmio AGÊNCIA DO ANO será atribuído à agência de propaganda que obtiver a melhor votação em todo o WAVE FESTIVAL. Para ser elegível nesta premiação, a agência deverá obrigatoriamente ter sido premiada em pelo menos duas das dez categorias realizadas (FILM, BLUE WAVE, PRESS/OUTDOOR, RADIO, PROMO, DIRECT, DESIGN, CYBER e PR). A contagem de pontos para essa premiação incluirá os prêmios recebidos por cada agência e também as peças que conseguiu fazer constar do Shortlist. Os critérios de desempate são o maior número de GRAND PRIX e, em seguida, o maior número de WAVE OURO, PRATA E BRONZE, nessa ordem.
Finalmente, o maior número de peças constantes no Shortlist.
Os índices para AGÊNCIA DO ANO serão calculados segundo o número de pontos para cada
item abaixo:
- BLUE WAVE – 12 pontos - GRAND PRIX – 10 pontos - WAVE OURO – 7 pontos - WAVE PRATA – 5 pontos - WAVE BRONZE – 3 pontos - SHORTLIST – 1 ponto para cada peça

D. Data Final – 08 de abril de 2013
Todos os materiais, documentação e pagamentos deverão ter sido recebidos pelos Organizadores até essa data. As inscrições não poderão ser canceladas a partir do dia 08 de abril de 2013.

E. Inscrições
1. Não serão aceitas peças físicas cujas respectivas fichas de inscrição, não tenham sido preenchidas através do site do evento.
2. Cada peça deve ser inscrita apenas por um responsável e isso deve ser acordado previamente entre as partes interessadas. No caso de registro de duas inscrições para a mesma peça, será considerada apenas a primeira inscrição como válida.
3. A cada peça corresponderá uma inscrição. Peças que façam parte de uma campanha devem ser inscritas e pagas individualmente, embora possam ser exibidas simultaneamente e em grupo, no momento de sua avaliação.
4. Campanhas do tipo “teaser” em que cada peça tomada individualmente é de baixa relevância e onde o nome do anunciante, produto ou marca, aparece apenas uma vez, poderão ser consideradas como uma única inscrição.
5. Uma peça pode ser inscrita em mais de uma categoria. Considere e analise atentamente as categorias oficiais do Festival. Os jurados se reservam o direito de mover peças entre categorias, no caso de entender qualquer inadequação.
6. Todos os formulários de inscrição devem ser totalmente preenchidos online, no site do Festival, incluindo valores e formas de pagamento. As inscrições serão consideradas oficialmente completas e finalizadas apenas no momento em que todo material exigido para inscrição esteja no banco de dados online e chegue ao escritório da organização do WAVE FESTIVAL.
7- Considere com atenção as informações contidas em cada formulário, pois serão elas que servirão de orientação para divulgação e premiação. Se sua peça fizer parte do Shortlist ou for premiada, os créditos publicados no site do Festival e comunicados publicamente serão os constantes das fichas de inscrição. As alterações serão possíveis até a finalização da inscrição, após finalizar, qualquer alteração deve ser solicitada à Organização, até 10 de abril. Qualquer alteração dos formulários de inscrição deve ser realizada, sem qualquer custo adicional, até o dia 08 de abril de 2013. A partir dessa data, alterações só poderão ser feitas após consulta aos organizadores do Festival e cobrança adicional do custo de US$ 20 correspondente a cada alteração.
8. As peças deverão ser inscritas e apresentadas em seu idioma original de produção e veiculação. Traduções e considerações adicionais, com vistas a esclarecer usos específicos de linguagem ou características sociais/culturais de cada país ou região, deverão ser escritas dentro do campo Sinopse, constante na ficha de inscrição.
É extremamente recomendado que a sinopse seja traduzida para o inglês já que, se premiada, a peça será divulgada internacionalmente.
F. Material e Formatos
1. A PRANCHA DE APRESENTAÇÃO DIGITAL de cada peça inscrita deve ter o seguinte formato:
JPEG de 300dpi e padrão CMYK – este aquivo deve estar em formato de impressão mas seu tamanho não pode superar 50Mb.
2. A PRANCHA DE APRESENTAÇÃO FÍSICA de cada peça inscrita deve ter o seguinte formato:
• A2 (aproximadamente 40cm x 60cm), em papel cartão ou outro material resistente e leve para suporte, laminada ou plastificada para facilitar a manipulação e proteger a peça.
Cada PRANCHA deverá utilizar apenas uma lâmina/página e deverá conter um sumário da peça em questão. Essa apresentação deve contar algumas imagens-chave do trabalho e do conceito adotado, além de um texto explicativo em Português, Inglês e Espanhol , com não mais que 100 palavras.
Nota: Em nenhum dos espaços das PRANCHAS DE APRESENTAÇÃO deverão aparecer citações ou referências à agência ou qualquer dos envolvidos no desenvolvimento das peças.
O nome da agência deve constar apenas na etiqueta de identificação da peça que deverá ser colada no verso da prancha.
As pranchas serão utilizadas para exibição nas salas do Shortlist.
3. Vídeo explicativo: Arquivo FLV, de 2 a 5 minutos de duração, 720 x 480, disponibilizado no sistema online do festival para download. Este vídeo será usado tanto para os jurados compreenderem o trabalho quanto para apresentação no auditório no momento da Cerimônia de Premiação, caso a peça seja vencedora.
4. Rádio e Áudio: Arquivos em formato MP3 com sampling rate de 44.1 kHz e máximo de 10 MB por arquivo.
5. Embalagens e Displays: enviar a peça propriamente dita, se em tamanho razoável para manipulação. Se não for possível ou prático, enviar fotos ou fazer o upload do pdf correspondente.
6. Material de Suporte
Adicionalmente, para facilitar e esclarecer o trabalho do Júri, deve ser fornecido material de suporte adicional, dependendo do tipo de peça em questão:
• Para Logos e Trademarks, sempre que possível, fornecer exemplos de aplicação. Por exemplo, papelaria e cartões de visita, etc. Se não puder ser o caso ou se essa apresentação adicional for de todo impossível, forneça mais imagens em formato JPEG.
• Para Posters, calendários, livros, Relatórios Anuais, catálogos, brochuras, Folhetos flyers, tickets, convites, cartões postais, cartões de Natal, etc., submeta 1 cópia de cada peça. Se não puder ser o caso ou se essa apresentação adicional for de todo impossível, forneça mais imagens em formato JPEG.
• Para peças de Ponto de Venda, displays, sinalizações, submeta 1 imagem em JPEG dessas realizações no local efetivo de sua aplicação. Se for o caso, as peças propriamente ditas poderão também ser apresentadas, desde que tenham formato/tamanho de manuseio.
• Para peças de design gráfico e design eletrônico (Broadcast Design), submeta uma apresentação áudio-visual em formato FLV.
• Para design para Ambientes Externos e Design de Varejo, submeta 1 imagem em formato JPEG mostrando diferentes ângulos de visão da aplicação em questão. Um curto áudio-visual explicativo das peças poderá ser também apresentado, em formato FLV, 720 x 480. O áudio
com bitrate mínimo de 96 kb e sample rate em 44.100 kHz. Com duração nunca maior do que 3 minutos.
• Para Design de Embalagens, forneça 1 amostra da própria embalagem ou conjunto de embalagens. Se não puder ser o caso ou se essa apresentação adicional for de todo impossível, forneça mais imagens em formato JPEG.
Após finalizada a inscrição pelo site, o responsável pela inscrição receberá uma etiqueta onde constará os dados de identificação da inscrição. Essa etiqueta deve ser impressa e colada em todo material físico que for enviado para a Organização do evento.
7. Enviar juntamente com o material físico, uma cópia do formulário de inscrição para:
M&M Eventos Ltda.
Av. Jaguaré, 1485 – 2º andar – Departamento de Eventos
Jaguaré – São Paulo/SP
CEP: 05346-902
Para mais informações, contate os organizadores em mdias@grupomm.com.br , fone 55 11-3769-1713.
G. Custos
O valor de inscrição de cada peça é US$ 300,00.
H. Tratamento e Publicação das Peças
1. Todo material submetido ao Festival tornase propriedade dos organizadores e não será devolvido.
2. Aos responsáveis por cada inscrição poderá ser solicitado envio de material adicional com vistas à exibição e divulgação de peças constantes no Shortlist ou premiadas.
3. Com o objetivo de promover e difundir o festival, os responsáveis por cada peça entendem que seu material passará a fazer parte do acervo permanente e histórico do WAVE FESTIVAL, autorizando assim os organizadores a utilizar esse material em apresentações públicas ou privadas, bem como utilizálas em seu próprio material de divulgação, ou ainda em peças para comercialização.
4. Esse acervo histórico é de propriedade exclusiva dos Organizadores, não podendo, portanto , ser divulgado, duplicado ou copiado, em parte ou no seu todo, de qualquer forma ou para qualquer objetivo, sem autorização prévia da organização do evento.
5. Os Organizadores, assegurados pelos responsáveis de cada peça inscrita, entendem seus os direitos para uso e comercialização das peças participantes do Festival; os responsáveis por cada peça inscrita deverão estar ao lado dos Organizadores no sentido de esclarecer e suportar
qualquer demanda acerca da posterior utilização do material inscrito pela organização do Festival.
6. Será de inteira responsabilidade dos responsáveis por cada peça inscrita os ônus de toda natureza, no caso de qualquer ação legal acerca do material submetido ao evento.
7. Os ganhadores dos Prêmios Grand Prix, bem como WAVE OURO, PRATA ou BRONZE em qualquer uma das categorias que compõem o WAVE FESTIVAL, poderão divulgar suas conquistas para fins promocionais ou de imprensa.
8. O descumprimento de qualquer Regra expressa nos Regulamentos do WAVE FESTIVAL resultará na automática desqualificação da peça inscrita.
9. Para todos os fins, ao longo de todos os processos e regras relativas ao WAVE FESTIVAL, as decisões tomadas pelos Organizadores serão mandatórias, finais e definitivas, não cabendo a elas a imputação de qualquer tipo de recurso.
10. Os custos de envio das peças para a organização do evento, são de responsabilidade da empresa inscrita. Devem ser pagos pelo remetente no ato do envio, não deixando para o destinatário essa incumbência.
SUBCATEGORIAS
A. CORPORATIVO ou IDENTIDADE DE MARCA
A00. Identidade de Marca
A01. Logos e trademarks
Novos ou redesenhados
A02. Posters, flyers, tickets, convites, cartões postais, cartões de Natal e de congratulações
A03. Calendários
A04. Publicações
Livros, Relatórios Anuais, Catálogos, Brochuras/Folhetos, mídia/press kits, etc.
A05. Ponto de Venda
Merchandising no espaço interno de lojas e áreas de venda, display de produtos, sinalizações
A06. Broadcast design
Branding para canais de televisão, comunicação visual e branding para programas de televisão, vinhetas gráficas
(Nota: não inclui promos ou trailers de TV)
A07. Design para Ambientes Externos – semi-permanentes
Espaços de varejo temporários, displays sazonais, unidades móveis para demonstrações, estandes para eventos, trade shows, apresentações e demonstrações de produtos e temas
A08. Design para Ambientes Externos - Permanentes
Espaços de varejo permanentes, lojasconceito, show rooms, museus, galerias e mostras, incluindo toda espécie de interiores inspirados em comunicação de marcas
B. DESIGN DE EMBALAGENS
Note, as peças inscritas nestas categorias abaixo devem ter como finalidade promover, embalar, demonstrar/exibir e vender as seguintes categorias de produtos:
B01. Alimentos
Carnes, peixes, frutos do mar, frutas e verduras, legumes, batatas e raízes, arroz, massas, pizzas, molhos, maioneses, vinagres, ervas e especiarias, óleos e azeites, pimentas, farinhas, açucares e adoçantes, pães, alimentos pré-preparados, alimentos infantis, leites e derivados (manteigas, queijos, requeijões, iogurtes, etc.), cereais e crispis matinais, cremes e sopas, ovos e margarinas, chocolates, balas, gomas de mascar, snacks (salgadinhos), nozes e frutas secas, barras de cereais, bolos, biscoitos, bolachas, geléias, mel, xaropes, sobremesas, sorvetes
B02. Bebidas Alcoólicas
Cervejas (inclusive cervejas nãoalcoólicas), cidras, vinhos, champanhes, licores, destilados
B03. Bebidas Não-Alcoólicas
Cafés, chás, achocolatados, carbonatados, isotônicos, sucos, águas
B04. Cosméticos, Higiene & Beleza e Uso Pessoal
Maquiagens, perfumes, esmaltes e protetores para unhas, desodorantes, shampoos e condicionadores, sabonetes, gel e mousses para cabelo e pele, sprays de cabelo, sais de banho, protetores solares, cremes hidratantes, pastas de dente, produtos de higiene bucal, fios dentais, lentes de contato, papéishigiênicos, guardanapos, sabões de barba , cremes de depilação, tampões e absorventes femininos, repelentes, cremes para pele, preservativos,
Remédios
B05. Produtos de Limpeza e Manutenção do Lar
Detergentes, sabões , sabões em pó e saponáceos, amaciantes, produtos de limpeza e manutenção doméstica, inseticidas, filmes e papéis especiais para embalagem e manutenção de alimentos, graxas e material para polimento de sapatos, colas de madeira e plásticos, ceras para polimento doméstico, tintas, fertilizantes
B06. Produtos de Uso Doméstico
Utensílios de cozinha, linhas de cama, mesa e banho, ferramentas, suprimentos de decoração e reforma, ferramentas para jardinagem, louças
B07. Equipamentos Domésticos e Surprimentos Automotivos
Máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar e secar louças, geladeiras e freezers, ferros de passar roupa, liquidificadores, batedeiras, fornos microondas, chuveiros, metais de cozinha e banheiros, aquecedores, arescondicionados, equipamentos de jardinagem, detectores de fumaça, coifas, louças de cozinha e banheiro, cerâmicas e cristais, material de
decoração doméstica, azulejos e papéis de parede, materiais de reforma doméstica, abajures e luminárias, relógios domésticos, pneus, peças e acessórios automotivos (incluindo aparelhos de áudio para automóveis), óleos automotivos, combustíveis automotivos
B08. Eletro-Eletrônicos e Equipamentos Áudio-Visuais
Televisores, vídeo e áudio players, equipamentos e acessórios de home-theaters, câmeras de foto e vídeo, computadores, celulares, MP3 players, computadores pessoais, pagers, smartphones, brinquedos e consoles de games eletrônicos, binóculos
B09. Roupas, sapatos e acessórios
Roupas, sapatos sociais e esportivos, cintos, meias, abotoaduras, lenços, linhas e material de costura e armarinho, bolsas, carteiras, malas, óculos, relógios, jóias e bijuterias, produtos de moda e afins, canetas, produtos e acessórios de tabaco (cigarros não-inclusos), presentes, papelaria e material para escritório, brinquedos, consoles de jogos eletrônicos, jogos para computador.
B10. Outras