Evento Meio e Mensagem

Direct

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REGULAMENTO DIRECT
 
A razão do Festival
 
O WAVE FESTIVAL tem por objetivo oferecer aos profissionais e empresários da indústria da comunicação a oportunidade de promover seus trabalhos através da exibição de seu material mais original e criativo, num evento com proposta única em toda a América Latina e mercado hispano-americano.
 
 
Data e Local
O WAVE FESTIVAL será realizado no Rio de Janeiro no dia 16 e 17 de Abril de 2013, no Hotel Copacabana Palace.
 
 
A. Elegibilidade
1. O Festival está aberto para todos os envolvidos na indústria da comunicação em toda a América Latina e mercado hispano-americano.
 
2. As inscrições não podem ser efetuadas sem autorização prévia dos anunciantes proprietários dos direitos de comunicação das peças.
 
3. Todas as peças inscritas na categoria DIRECT devem ter sido criadas para e efetivamente distribuídas e publicadas nos canais de marketing direto.
 
4. Todas as peças inscritas devem ter sido produzidas e veiculadas segundo contratos comerciais pagos, firmados com clientes pessoas jurídicas, de empresas registradas e operantes. O cliente deve ter pago todos ou a maior parte dos custos de mídia. Exceção às peças inscritas nas categorias Caridade e Serviços Públicos, cujos custos podem ter sido negociados livremente. O Festival se reserva o direito de requisitar documentos comprobatórios da efetiva veiculação/distribuição das peças inscritas, com vistas a validar sua veracidade, no caso de sua qualificação para Short List ou premiação.
 
5. Todas as peças inscritas deverão ter sido publicadas pela primeira vez entre 01 de janeiro de 2012 à 08 abril de 2013.
 
6. As peças inscritas no evento não poderão ter participado de edições anteriores.
 
7. Os organizadores poderão recusar inscrições que ofendam sentimentos nacionais, religiosos ou o gosto comum.
 
8. As peças inscritas que até a data do julgamento final tiverem infringido qualquer norma legal de seu país de origem deixarão de ser elegíveis. É dever do responsável pela inscrição notificar os organizadores caso qualquer violação dessa natureza seja registrada até a Cerimônia de Premiação.
 
 
 
 
B. Julgamento
Um júri internacional especializado julgará as peças.
 
Fases do Julgamento
1. O Shortlist é definido por categoria e nele serão classificadas as peças que, através de um sistema digital de votação e apuração, tenham sido as mais bem votadas.
 
2. Numa segunda fase, em discussão aberta, os jurados apuram as peças merecedoras dos WAVE OURO, PRATA E BRONZE. Um Grand Prix é selecionado, também através de discussão aberta, entre as peças que mereceram Ouro.
 
3. Em qualquer das fases, o jurado cuja peça esteja sendo avaliada não tem permissão de voto. A decisão do Júri será sempre considerada definitiva e soberana.
 
 
C. Prêmios
Os Prêmios serão atribuídos da seguinte forma:
 
Um GRAND PRIX pode ser escolhido na CATEGORIA DIRECT. As peças da categoria MENSAGENS COMUNITÁRIAS não concorrem neste caso.
 
Os prêmios WAVE OURO, PRATA E BRONZE em cada categoria receberão um troféu. Cada prêmio será atribuído à empresa responsável pela inscrição da peça.
 
O Prêmio AGÊNCIA DO ANO será atribuído à agência de propaganda que obtiver a melhor votação em todo o WAVE FESTIVAL. Para ser elegível nesta premiação, a agência deverá obrigatoriamente ter sido premiada em pelo menos duas das dez categorias realizadas (FILM, BLUE WAVE, PRESS/OUTDOOR, RADIO, PROMO, DIRECT, DESIGN, CYBER e PR). A contagem de pontos para essa premiação incluirá os prêmios recebidos por cada agência e também as peças que conseguiu fazer constar do ShorTlist.
Os critérios de desempate são o maior número de GRAND PRIX e, em seguida, o maior número de WAVE OURO, PRATA E BRONZE, nessa ordem.

Finalmente, o maior número de peças constantes no Shortlist.
 
Os índices para AGÊNCIA DO ANO serão calculados segundo o número de pontos para cada item abaixo:

- BLUE WAVE – 12 pontos
- GRAND PRIX – 10 pontos
- WAVE OURO – 7 pontos
- WAVE PRATA – 5 pontos
- WAVE BRONZE – 3 pontos
- SHORTLIST – 1 ponto para cada peça
 

D. Data Final – 08 de abril de 2013
Todos os materiais, documentação e pagamentos deverão ter sido recebidos pelos Organizadores até essa data. As inscrições não poderão ser canceladas a partir do dia 08 de abril de 2013.
 
 
E. Inscrições
 
1. Não serão aceitas peças físicas cujas respectivas fichas de inscrição, não tenham sido preenchidas através do site do evento.
 
 
2. Cada peça deve ser inscrita apenas por um responsável e isso deve ser acordado previamente entre as partes interessadas. No caso de registro de duas inscrições para a mesma peça, será considerada apenas a primeira inscrição como válida.
 
3. A cada peça corresponderá uma inscrição. Peças que façam parte de uma campanha devem ser inscritas e pagas individualmente, embora possam ser exibidas simultaneamente e em grupo, no momento de sua avaliação.
 
4. Campanhas do tipo “teaser” em que cada peça tomada individualmente é de baixa relevância e onde o nome do anunciante, produto ou marca, aparece apenas uma vez, poderão ser consideradas como uma única inscrição.
 
5. Uma peça pode ser inscrita em mais de uma categoria. Considere e analise atentamente as categorias oficiais do Festival.  Os jurados se reservam o direito de mover peças entre categorias, no caso de entender qualquer inadequação .
 
6. Todos os formulários de inscrição devem ser totalmente preenchidos online, no site do Festival, incluindo valores e formas de pagamento. As inscrições serão consideradas oficialmente completas e finalizadas apenas no momento em que todo material exigido para inscrição esteja no banco de dados online e chegue ao escritório da organização do WAVE FESTIVAL.
 
7- Considere com atenção as informações contidas em cada formulário, pois serão elas que servirão de orientação para divulgação e premiação. Se sua peça fizer parte do Shortlist ou for premiada, os créditos publicados no site do Festival e comunicados publicamente serão os constantes das fichas de inscrição.  As alterações serão possíveis até a finalização da inscrição, após finalizar, qualquer alteração deve ser solicitada à Organização, até 10 de abril. Qualquer alteração dos formulários de inscrição deve ser realizada, sem qualquer custo adicional, até o dia 08 de abril de 2013. A partir dessa data, alterações só poderão ser feitas após consulta aos organizadores do Festival e cobrança adicional do custo de US$ 20 correspondente a cada alteração.
 
8. As peças deverão ser inscritas e apresentadas em seu idioma original de produção e veiculação. Traduções e considerações adicionais, com vistas a esclarecer usos específicos de linguagem ou características sociais/culturais de cada país ou região, deverão ser escritas dentro do campo Sinopse, constante na ficha de inscrição.
 
É extremamente recomendado que a sinopse seja traduzida para o inglês já que, se premiada, a peça será divulgada internacionalmente.
 
 
F. Material e Formatos
 
1. A PRANCHA DE APRESENTAÇÃO DIGITAL de cada peça inscrita deve ter o seguinte formato:
 
JPEG de 300dpi e padrão CMYK – este aquivo deve estar em formato de impressão mas seu tamanho não pode superar 50Mb.
 
 
2. A PRANCHA DE APRESENTAÇÃO FÍSICA de cada peça inscrita deve ter o seguinte formato:
• A2 (aproximadamente 40cm x 60cm), em papel cartão ou outro material resistente e leve para suporte, laminada ou plastificada para facilitar a manipulação e proteger a peça.
 
Cada PRANCHA deverá utilizar apenas uma lâmina/página e deverá conter um sumário da peça em questão. Essa apresentação deve contar algumas imagens-chave do trabalho e do conceito adotado, além de um texto explicativo em Português, Inglês e Espanhol , com não mais que 100 palavras.
 
Nota: Em nenhum dos espaços das PRANCHAS DE APRESENTAÇÃO deverão aparecer citações ou referências à agência ou qualquer dos envolvidos no desenvolvimento das peças.
 O nome da agência deve constar apenas na etiqueta de identificação da peça que deverá ser colada no verso da prancha.
 
As pranchas serão utilizadas para exibição nas salas do Shortlist.
 
 
3. Vídeo explicativo : Arquivo FLV, de 2 a 5 minutos de duração, 720 x 480, disponibilizado no sistema online do festival para download. Este vídeo será usado tanto para os jurados compreenderem o trabalho quanto para apresentação no auditório no momento da Cerimônia de Premiação, caso a peça seja vencedora.
 
 
4. Rádio e Áudio: Arquivos em formato MP3, MP3 com sampling rate de 44.1 kHz e máximo de 10 MB por arquivo.
 
5. Embalagens e Displays: enviar a peça propriamente dita, se em tamanho razoável para manipulação. Se não for possível ou prático, enviar fotos ou fazer o upload do pdf correspondente.
 
6. Material de Suporte
Para facilitar e esclarecer o trabalho do Júri, um material de suporte adicional deverá ser fornecido.

• Para inscrições em Mailing, fornecer uma ou duas cópias da peça propriamente dita.

• Para Resposta Direta, fornecer uma prova ou cópia do jornal, revista ou insert correspondente.

• Para Resposta Direta em TV e Infomerciais fornecer arquivo em formato FLV do spot correspondente. As apresentações das peças de TV não devem ter mais que 5 minutos de duração. Se necessário, editar material apropriadamente.

• Para Mídia Alternativa fornecer fotos, vídeos ou amostras correspondentes.

• Para Marketing de Campo fornecer fotos, vídeos ou amostras correspondentes.

• Para Radio fornecer arquivos MP3 compatível com a plataforma PC.
 
Para peças digitais ou interativas fornecer uma URL que leve diretamente à peça em questão.
 
Após finalizada a inscrição pelo site, o responsável pela inscrição receberá um email com o modelo de etiqueta onde constarão os dados de identificação da inscrição. Essa etiqueta deve ser impressa e colada em todo material físico que for enviado para a Organização do evento.
 
7. Enviar juntamente com o material físico, uma cópia do formulário de inscrição para:
 
M&M Eventos Ltda.
Av. Jaguaré, 1485 – 2º andar – Departamento  de Eventos
Jaguaré – São Paulo/SP
CEP: 05346-902
 
Para mais informações, contate os organizadores em mdias@grupomm.com.br  , fone 55 11-3769-1713.


G. Custo
O valor de inscrição de cada peça é US$ 300,00
 
 
H. Tratamento e Publicação das Peças
1. Todo material submetido ao Festival torna-se propriedade dos Organizadores e não será devolvido.
 
2. Aos responsáveis por cada inscrição poderá ser solicitado envio de material adicional com vistas à exibição e divulgação de peças constantes no Shortlist ou premiadas.
 
3. Com o objetivo de promover e difundir o festival, os responsáveis por cada peça entendem que seu material passará a fazer parte do acervo permanente e histórico do WAVE FESTIVAL, autorizando assim os Organizadores a utilizar esse material em apresentações públicas ou privadas, bem como utilizálas em seu próprio material de divulgação, ou ainda em peças para comercialização.
 
4. Esse acervo histórico é de propriedade exclusiva dos Organizadores, não podendo, portanto , ser divulgado, duplicado ou copiado, em parte ou no seu todo, de qualquer forma ou para qualquer objetivo, sem autorização prévia da organização do evento.
 
5. Os Organizadores, assegurados pelos responsáveis de cada peça inscrita, entendem seus os direitos para uso e comercialização das peças participantes do Festival; os responsáveis por cada peça inscrita deverão estar ao lado dos Organizadores no sentido de esclarecer e suportar qualquer demanda acerca da posterior utilização do material inscrito pela organização do Festival.
 
6. Será de inteira responsabilidade dos responsáveis por cada peça inscrita os ônus de toda natureza, no caso de qualquer ação legal acerca do material submetido ao evento.
 
7. Os ganhadores dos Prêmios Grand Prix, bem como WAVE OURO, PRATA ou BRONZE em qualquer uma das categorias que compõem o WAVE FESTIVAL, poderão divulgar suas conquistas para fins promocionais ou de imprensa.
 
8. O descumprimento de qualquer Regra expressa nos Regulamentos do WAVE FESTIVAL resultará na automática desqualificação da peça inscrita.
 
9. Para todos os fins, ao longo de todos os processos e regras relativas ao WAVE FESTIVAL, as decisões tomadas pelos Organizadores serão mandatórias, finais e definitivas, não cabendo a elas a imputação de qualquer tipo de recurso.
 
10. Os custos de envio das peças para a organização do evento, são de responsabilidade da empresa inscrita. Devem ser pagos pelo remetente no ato do envio, não deixando para o destinatário essa incumbência.
 
 
 
SUBCATEGORIAS
Cada peça deve ser inscrita em uma e apenas uma subcategoria.
 
A - PRODUTOS E SERVIÇOS
 
A01. Produtos de Consumo de Larga Escala
Alimentos, bebidas, produtos de limpeza e manutenção doméstica, inseticidas, filmes e papéis especiais para embalagem e manutenção de alimentos, graxas e material para polimento de sapatos, colas de madeira e plásticos, ceras para polimento doméstico, tintas, fertilizantes, cosméticos, shampoos e condicionadores, sabonetes, sais de banho, protetores solares, produtos de higiene, lentes de contato, guardanapos, remédios OTC, vitaminas, ervas medicinais, suplementos e produtos dietéticos, repelentes, adesivos e produtos para bandagens, testes de gravidez, preservativos, outros produtos de farmácia, roupas, sapatos sociais e esportivos, cintos, meias, abotoaduras, lenços, linhas e material de costura e armarinho, bolsas, carteiras, malas, óculos, relógios, jóias e bijuterias, produtos de moda e afins, alimentos para animais domésticos, presentes e cartões, canetas, papelaria e material de escritório, produtos e acessórios de tabaco (cigarros não-inclusos)
 
A02. Carros e Auto-Motivos
Carros, caminhões, caminhonetes e utilitários, tratores, motocicletas, vans, jeeps, pneus, peças e acessórios auto-motivos (inclusive toca-CDs), combustíveis auto-motores, óleos lubrificantes, postos de serviço, concessionárias, lojas e serviços especializados no setor auto-motivo
 
A03. Outros Produtos de Consumo
Televisores, vídeo e áudio players, equipamentos e acessórios de home-theaters, câmeras de foto e vídeo, computadores, celulares, pagers, smartphones, brinquedos e consoles de games eletrônicos, binóculos, máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar e secar louças, geladeiras e freezers, ferros de passar roupa, liquidificadores, batedeiras, fornos micro-ondas, chuveiros, metais de cozinha e banheiros, aquecedores, ares-condicionados, equipamentos de jardinagem, detectores de fumaça, coifas, louças de cozinha e banheiro, cerâmicas e cristais, material de decoração doméstica, azulejos e papéis de parede, materiais de reforma doméstica, abajures e luminárias, relógios domésticos, pneus, peças e acessórios automotivos (incluindo aparelhos de áudio para automóveis), óleos automotivos, combustíveis automotivos
 
A04. Produtos e Serviços Financeiros
Bancos, cartões de crédito, seguros, planos de investimento e previdência, fundos de pensão
 
A05. Serviços Públicos Comerciais
Serviços de telecomunicações, provedores de internet, provedores de serviços de TV a cabo ou via satélite, páginas amarelas e catálogos telefônicos, companhias de fornecimento de água, gás, luz e saneamento básico (públicas e privadas), escolas e universidades (públicas e privadas), escritórios e empresas de engenharia e arquitetura
 
A06. Viagens, Lazer e Entretenimento
Parques temáticos e de diversões, ginásios esportivos, academias de ginástica e preparo físico, clubes, spas, eventos musicais, esportivos e culturais, museus, mostras, feiras e exibições, bares, casas noturnas, galerias de arte, cinemas e teatros, loterias, casas de aposta, jogos e brinquedos infantis (não-eletro-eletrônicos),companhias aéreas e rodo-ferroviárias, agências de viagens, hotéis, pousadas, resorts, companhias de aluguel de carros e auto-motivos, serviços de turismo e viagens em geral
 
A07. Varejo e e-commerce incluindo Restaurantes
Restaurantes, lanchonetes, cadeias e lojas de departamentos, magazines, lojas de roupas e acessórios, supermercados e lojas de conveniência (inclusive as de postos de serviço), farmácias, óticas, salões de beleza, lavanderias, agências postais, lojas de foto-processamento, lojas de conserto para equipamentos eletro-eletrônicos, sapatarias, lojas de e-commerce e portais de leilão online
 
A08 – Saúde e Prescrições Médicas
Hospitais, serviços laboratoriais, clínicas privadas de saúde e tratamento médico, clínicas de tratamento ocular, clínicas dentárias, serviços e clínicas de medicina alternativa, equipamentos médicos e hospitalares, clínicas e consultórios particulares, cirurgia plástica
 
A09. Mídia e Publicações
Jornais, revistas, livros, discos, CDs, cassettes, DVDs, Rádios e Redes de TV, enciclopédias (on e offline), cursos por correspondência e virtuais (via internet)
 
A10. Propaganda e Comunicação
Agências de Propaganda, produtoras de comerciais e fonogramas, empresas de serviços áudio-visuais profissionais, fornecedores do negócio da comunicação (gráficas, fotoliteiras, escritórios de finalização de imagens, estúdios fotográficos, bancos de imagem), escritórios de design (gráfico e digital), serviços de marketing e consultoria
 
A11. Equipamentos e Serviços Corporativos
Agências de emprego, serviços de informática e Tecnologia da Informação (TI), equipamentos e serviços de fotocópia, máquinas de fax, equipamentos e serviços de telefonia empresarial, móveis e equipamentos para escritórios, serviços de courier, serviços de limpeza de indústrias e escritórios, serviços de segurança patrimonial, serviços de logística e armazenagem
 
A12. Comunicação Business to Business
Campanhas e ações de comunicação dirigida e especializada de negócios para negócios (trade e B&B)
 
A13. Informação Corporativa
Comunicação institucional não-comercial, comunicação de imagem corporativa ou de marca não diretamente associada a produto ou serviço, patrocínios de eventos esportivos e/ou culturais, mensagens natalinas e de boas festas, comunicação de fusões e aquisições, patrocínios e oferecimentos de programas televisivos ou veiculados em outras mídias não-ligados a produto ou serviço
 
A14. Saúde e Segurança Pública, Comunidades e Mensagens de Interesse Sócio-Ambiental
Mensagens e campanhas anti-tabagistas, anti-drogas, contra direção perigosa e consumo de álcool ao volante, de segurança e respeito às leis de trânsito, higiene e saúde pública, Aids e doenças socialmente transmissíveis, doação de sangue, mensagens político-religiosas, de sindicatos e associações, campanhas pela igualdade sexual, racial, étnicas e ideológica, em pról dos deficientes motores e mentais, campanhas de voluntariado, Cruz Vermelha, recuperação de menores e inclusão social, avisos ambientalistas e em prol da sustentabilidade.
 
B. USO DE MÍDIA E/OU ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIRETO
Nestas categorias, sua peça será julgada especificamente acerca do uso criativo do meio/formato/estratégia correspondente, independentemente do produto ou serviço em questão.

B01. Flat Mailing

Inclui cartões, folhetos, convites e toda a variedade de peças unidimensionais, sem pop-ups e sem acompanhamento de samples.

B02. Milti-Dimensional mailing

Multi-dimensional mailing com uso de samples ou pop-ups

B03. Resposta Direta
Inclui anúncios e inserts de resposta direta em mídia impressa

B04. Resposta Direta em TV e Infomercials

Inclui o uso de campanhas e Infomerciais de TV para resposta direta

B05. Resposta Direta em Mídias Alternativas
Inclui o uso de formatos/canais de mídia inovadores no marketing direto (como por exemplo mídia ambiente, mídia externa, etc.)

B06. Resposta Direta no Campo
Inclui distribuição de material de resposta direta porta a porta, em eventos, trade shows, etc., além de merchandising e sampling de resposta direta nos pontos de venda.
 
B07. Resposta Direta em Plataformas Digitais
Campanhas ou ações utilizando plataformas digitais como telefonia móvel e internet (email marketing)
 
B08 – Campanha Integrada
Melhor uso integrado de diferentes e variados meios/formatos/estratégias de marketing direto.