Evento Meio e Mensagem

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 REGULAMENTO PROMO

 
A razão do Festival
 
O WAVE FESTIVAL tem por objetivo oferecer aos profissionais e empresários da indústria da comunicação a oportunidade de promover seus trabalhos através da exibição de seu material mais original e criativo, num evento com proposta única em toda a América Latina e mercado hispano-americano.
 
 
Data e Local
O WAVE FESTIVAL será realizado no Rio de Janeiro no dia 16 e 17 de Abril de 2013, no Hotel Copacabana Palace.
 
 
A. Elegibilidade
1. O Festival está aberto para todos os envolvidos na indústria da comunicação em toda a América Latina e mercado hispano-americano.
 
2. As inscrições não podem ser efetuadas sem autorização prévia dos anunciantes proprietários dos direitos de comunicação das peças.
 
3. Todas as peças e ações da categoria PROMO devem ter sido originalmente criadas e efetivamente veiculadas/colocadas em prática nos canais e pontos de exibição promocionais.
 
4. Todas as peças inscritas deverão ter sido publicadas pela primeira vez entre 01 de janeiro de 2012 à 08 de abril de 2013.
 
5. Todas as peças inscritas devem ter sido produzidas e veiculadas segundo contratos comerciais pagos, firmados com clientes pessoas jurídicas, de empresas registradas e operantes. O cliente deve ter pago todos ou a maior parte dos custos de mídia. Exceção às peças inscritas nas categorias Caridade e Serviços Públicos, cujos custos podem ter sido negociados livremente. O Festival se reserva o direito de requisitar documentos comprobatórios da efetiva veiculação das peças inscritas, com vistas a validar sua veracidade, no caso de sua qualificação para Shortlist ou premiação.
 
6. As peças inscritas no evento não poderão ter participado de edições anteriores.
 
7. Os organizadores poderão recusar inscrições que ofendam sentimentos nacionais, religiosos ou o gosto comum.
 
8. As peças inscritas que até a data do julgamento final tiverem infringido qualquer norma legal de seu país de origem deixarão de ser elegíveis. É dever do responsável pela inscrição notificar os organizadores caso qualquer violação dessa natureza seja registrada até a Cerimônia de Premiação.
 
 
B. Julgamento
Um júri internacional especializado julgará as peças.
 
Fases do Julgamento
1. O Shortlist é definido por categoria e nele serão classificadas as peças que, através de um sistema digital de votação e apuração, tenham sido as mais bem votadas.
 
2. Numa segunda fase, em discussão aberta, os jurados apuram as peças merecedoras dos WAVE OURO, PRATA E BRONZE. Um Grand Prix é selecionado, também através de discussão aberta, entre as peças que mereceram Ouro.
 
3. Em qualquer das fases, o jurado cuja peça esteja sendo avaliada não tem permissão de voto. A decisão do Júri será sempre considerada definitiva e soberana.
 
 
C. Prêmios
Os Prêmios serão atribuídos da seguinte forma:
 
Um GRAND PRIX pode ser escolhido na CATEGORIA PROMO. As peças da categoria MENSAGENS COMUNITÁRIAS não concorrem neste caso.
 
Os prêmios WAVE OURO, PRATA E BRONZE em cada categoria receberão um troféu. Cada prêmio será atribuído à empresa responsável pela inscrição da peça.
 
O Prêmio AGÊNCIA DO ANO será atribuído à agência de propaganda que obtiver a melhor votação em todo o WAVE FESTIVAL. Para ser elegível nesta premiação, a agência deverá obrigatoriamente ter sido premiada em pelo menos duas das dez categorias realizados (FILM, BLUE WAVE, PRESS/OUTDOOR, RADIO, PROMO, DIRECT, DESIGN, CYBER, e PR). A contagem de pontos para essa premiação incluirá os prêmios recebidos por cada agência e também as peças que conseguiu fazer constar do Shortlist. Os critérios de desempate são o maior número de GRAND PRIX e, em seguida, o maior número de WAVE OURO, PRATA E BRONZE, nessa ordem.

Finalmente, o maior número de peças constantes no Shortlist.

Os índices para AGÊNCIA DO ANO serão calculados segundo o número de pontos para cada item abaixo:

- BLUE WAVE – 12 pontos
- GRAND PRIX – 10 pontos
- WAVE OURO – 7 pontos
- WAVE PRATA – 5 pontos
- WAVE BRONZE – 3 pontos
- SHORTLIST – 1 ponto para cada peça
 
 
D. Data Final – 08 de abril de 2013
Todos os materiais, documentação e pagamentos deverão ter sido recebidos pelos Organizadores até essa data. As inscrições não poderão ser canceladas a partir do dia 08 de abril de 2013.
 
 
E. Inscrições
 
1. Não serão aceitas peças físicas cujas respectivas fichas de inscrição, não tenham sido preenchidas através do site do evento.
 
 
2. Cada peça deve ser inscrita apenas por um responsável e isso deve ser acordado previamente entre as partes interessadas. No caso de registro de duas inscrições para a mesma peça, será considerada apenas a primeira inscrição como válida.
 
3. A cada peça corresponderá uma inscrição. Peças que façam parte de uma campanha devem ser inscritas e pagas individualmente, embora possam ser exibidas simultaneamente e em grupo, no momento de sua avaliação.
 
4. Campanhas do tipo “teaser” em que cada peça tomada individualmente é de baixa relevância e onde o nome do anunciante, produto ou marca, aparece apenas uma vez, poderão ser consideradas como uma única inscrição.
 
5. Uma peça pode ser inscrita em mais de uma categoria. Considere e analise atentamente as categorias oficiais do Festival.  Os jurados se reservam o direito de mover peças entre categorias, no caso de entender qualquer inadequação .
 
6. Todos os formulários de inscrição devem ser totalmente preenchidos online, no site do Festival, incluindo valores e formas de pagamento. As inscrições serão consideradas oficialmente completas e finalizadas apenas no momento em que todo material exigido para inscrição esteja no banco de dados online e chegue ao escritório da organização do WAVE FESTIVAL.
 
7- Considere com atenção as informações contidas em cada formulário, pois serão elas que servirão de orientação para divulgação e premiação. Se sua peça fizer parte do Shortlist ou for premiada, os créditos publicados no site do Festival e comunicados publicamente serão os constantes das fichas de inscrição.  As alterações serão possíveis até a finalização da inscrição, após finalizar, qualquer alteração deve ser solicitada à Organização, até 10 de abril. Qualquer alteração dos formulários de inscrição deve ser realizada, sem qualquer custo adicional, até o dia 08 de abril de 2013. A partir dessa data, alterações só poderão ser feitas após consulta aos organizadores do Festival e cobrança adicional do custo de US$ 20 correspondente a cada alteração.
 
8. As peças deverão ser inscritas e apresentadas em seu idioma original de produção e veiculação. Traduções e considerações adicionais, com vistas a esclarecer usos específicos de linguagem ou características sociais/culturais de cada país ou região, deverão ser escritas dentro do campo Sinopse, constante na ficha de inscrição.
 
É extremamente recomendado que a sinopse seja traduzida para o inglês já que, se premiada, a peça será divulgada internacionalmente.
 
 
F. Material e Formatos
Para cada peça deverá ser utilizada uma PRANCHA DE APRESENTAÇÃO tanto em formato digital como em formato físico.
 
1. A PRANCHA DE APRESENTAÇÃO DIGITAL de cada peça inscrita deve ter o seguinte formato:
 
JPEG de 300dpi e padrão CMYK – este aquivo deve estar em formato de impressão mas seu tamanho não pode superar 50Mb.
 
É extremamente recomendado que seja enviado um vídeo explicativo da peça/ campanha, de 2 a 5 minutos de duração, em formato digital FLV, 720 x 480 armazenado em servidor online, para acesso e download, que será usado tanto para os jurados compreenderem o trabalho quanto para apresentação no auditório no momento da Cerimônia de Premiação, caso a peça seja vencedora.


2. A PRANCHA DE APRESENTAÇÃO FÍSICA de cada peça inscrita deve ter o seguinte formato:

• A2 (aproximadamente 40cm x 60cm), em papel cartão ou outro material resistente e leve para suporte, laminada ou plastificada para facilitar a manipulação e proteger a peça.
 
Cada PRANCHA deverá utilizar apenas uma lâmina/página e deverá conter um sumário da peça em questão. Essa apresentação deve contar algumas imagens-chave do trabalho e do conceito adotado, além de um texto explicativo em Português, Inglês e Espanhol , com não mais que 100 palavras.
 
Nota: Em nenhum dos espaços das PRANCHAS DE APRESENTAÇÃO deverão aparecer citações ou referências à agência ou qualquer dos envolvidos no desenvolvimento das peças.
 O nome da agência deve constar apenas na etiqueta de identificação da peça que deverá ser colada no verso da prancha.
 
As pranchas serão utilizadas para exibição nas salas do Shortlist.
 
Após finalizada a inscrição pelo site, o responsável pela inscrição receberá um email com o modelo de etiqueta onde constarão os dados de identificação da inscrição. Essa etiqueta deve ser impressa e colada em todo material físico que for enviado para a Organização do evento.
 
3. Vídeo explicativo: Arquivo FLV, de 2 a 5 minutos de duração, 720 x 480, disponibilizado no sistema online do festival para download.
 
4. Rádio e Áudio: Arquivos em formato MP3 com sampling rate de 44.1 kHz e máximo de 10 MB por arquivo.
 
5. Embalagens e Displays: enviar a peça propriamente dita, se em tamanho razoável para manipulação. Se não for possível ou prático, enviar fotos ou fazer o upload do pdf correspondente.
 
 
6. Material de Suporte
Para facilitar e esclarecer o trabalho do Júri, um material de suporte adicional deverá ser fornecido.
 
• Para Embalagens Promocionais, forneça uma amostra da própria embalagem ou conjunto de embalagens. Se não puder ser o caso ou se essa apresentação adicional for de todo impossível, forneça mais imagens em formato JPEG.

• Para peças de promoção interna em lojas forneça uma amostra do item em questão. Se não puder ser o caso ou se essa apresentação adicional for de todo impossível, forneça mais imagens em formato JPEG.

• Para inscrições em TV, submeter arquivo com o spot em formato FLV, 720 x 480. O áudio com bitrate mínimo de 96 kb e sample rate em 44.100 kHz.

• Para peças impressas, fornecer uma cópia ou prova do jornal, revista ou insert apropriado.

• Para inscrições de Rádio, submeter peça em arquivo formato MP3, com bitrate mínimo de 96 kb e sample rate de 44.100 kHz, compatível com a plataforma PC.

• Para peças digitais e/ou interativas, fornecer uma URL específica, que levará
diretamente ao item em questão.
 
7. Enviar juntamente com o material físico, uma cópia do formulário de inscrição para:
 
M&M Eventos Ltda.
Av. Jaguaré, 1485 – 2º andar – Departamento  de Eventos
Jaguaré – São Paulo/SP
CEP: 05346-902
 
Para mais informações, contate os organizadores em mdias@grupomm.com.br  , fone 55 11-3769-1713.


G. Custos
O valor de inscrição de cada peça é US$ 300,00.
 
 
H. Tratamento e Publicação das Peças
1. Todo material submetido ao Festival torna-se propriedade dos Organizadores e não será devolvido.
 
2. Aos responsáveis por cada inscrição poderá ser solicitado envio de material adicional com vistas à exibição e divulgação de peças constantes no Shortlist ou premiadas.
 
3. Com o objetivo de promover e difundir o festival, os responsáveis por cada peça entendem que seu material passará a fazer parte do acervo permanente e histórico do WAVE FESTIVAL, autorizando assim os Organizadores a utilizar esse material em apresentações públicas ou privadas, bem como utiliza-las em seu próprio material de divulgação, ou ainda em peças para comercialização.
 
4. Esse acervo histórico é de propriedade exclusiva dos Organizadores, não podendo, portanto , ser divulgado, duplicado ou copiado, em parte ou no seu todo, de qualquer forma ou para qualquer objetivo, sem autorização prévia da organização do evento.
 
5. Os Organizadores, assegurados pelos responsáveis de cada peça inscrita, entendem seus os direitos para uso e comercialização das peças participantes do Festival; os responsáveis por cada peça inscrita deverão estar ao lado dos Organizadores no sentido de esclarecer e suportar qualquer demanda acerca da posterior utilização do material inscrito pela organização do Festival.
 
6. Será de inteira responsabilidade dos responsáveis por cada peça inscrita os ônus de toda natureza, no caso de qualquer ação legal acerca do material submetido ao evento.
 
7. Os ganhadores dos Prêmios Grand Prix, bem como WAVE OURO, PRATA ou BRONZE em qualquer uma das categorias que compõem o WAVE FESTIVAL, poderão divulgar suas conquistas para fins promocionais ou de imprensa.
 
8. O descumprimento de qualquer Regra expressa nos Regulamentos do WAVE FESTIVAL resultará na automática desqualificação da peça inscrita.
 
9. Para todos os fins, ao longo de todos os processos e regras relativas ao WAVE FESTIVAL, as decisões tomadas pelos Organizadores serão mandatórias, finais e definitivas, não cabendo a elas a imputação de qualquer tipo de recurso.
 
10. Os custos de envio das peças para a organização do evento, são de responsabilidade da empresa inscrita. Devem ser pagos pelo remetente no ato do envio, não deixando para o destinatário essa incumbência.
 
 
 
SUBCATEGORIAS
 
 
A. PRODUTOS E SERVIÇOS

A01. Produtos de Consumo de Larga Escala
Carnes, peixes, frutos do mar, frutas e verduras, legumes, batatas e raízes, arroz, massas, pizzas, molhos, maioneses, vinagres, ervas e especiarias, óleos e azeites, pimentas, farinhas, açucares e adoçantes, pães, alimentos pré-preparados, alimentos infantis, leites e derivados (manteigas, queijos, requeijões, iogurtes, etc.), cereais e crispis matinais, cremes e sopas, ovos
e margarinas, Chocolates, balas, gomas de mascar, snacks (salgadinhos), nozes e frutas secas, barras de cereais, bolos, biscoitos, bolachas, geléias, mel, xaropes, sobremesas, sorvetes, cervejas (inclusive cervejas nãoalcoólicas), cidras, vinhos, champanhes, licores, destilados, cafés, chás, achocolatados, isotônicos, sucos, águas, detergentes, sabões , sabões em pó e saponáceos, amaciantes, produtos de limpeza e manutenção doméstica, inseticidas, filmes e papéis especiais para embalagem e manutenção de alimentos, graxas e material para polimento de sapatos, colas de madeira e plásticos, ceras para polimento doméstico, tintas, fertilizantes, maquiagens, perfumes, esmaltes e protetores para unhas, desodorantes, shampoos e condicionadores, sabonetes, gel e mousses para cabelo e pele, sprays de cabelo, sais de banho, protetores solares, cremes hidratantes, pastas de dente, produtos de higiene bucal, fios dentais, lentes de contato, papéis-higiênicos, guardanapos, sabões de barba, cremes de depilação, tampões e absorventes femininos, remédios OTC, vitaminas, ervas medicinais, suplementos e produtos dietéticos, repelentes, adesivos e produtos para bandagens, loções capilares, testes de gravidez, preservativos, outros produtos de farmácia, roupas, sapatos sociais e esportivos, cintos, meias, abotoaduras, lenços, linhas e material de costura e armarinho, bolsas, carteiras, malas, óculos, relógios, jóias e bijuterias, produtos de moda e afins, alimentos para animais domésticos, presentes e cartões, canetas, papelaria e material de escritório, produtos e acessórios de tabaco (cigarros não inclusos).
 
A02. Carros e Auto-Motivos
Carros, caminhões, caminhonetes e utilitários, tratores, motocicletas, vans, jeeps, pneus, peças e acessórios automotivos (inclusive toca-CDs), combustíveis auto-motores, óleos lubrificantes, postos de serviço, concessionárias, lojas e serviços especializados no setor auto-motivo.
 
A03. OUTROS Produtos de Consumo
Televisores, vídeo e áudio players, equipamentos e acessórios de home-theaters, câmeras de foto e vídeo, computadores, celulares, pagers, smartphones, brinquedos e consoles de games eletrônicos, binóculos, máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar e secar louças, geladeiras e freezers, ferros de passar roupa, liquidificadores, batedeiras, fornos micro-ondas, chuveiros, metais de cozinha e banheiros, aquecedores, ares-condicionados, equipamentos de jardinagem, detectores de fumaça, coifas, louças de cozinha e banheiro, cerâmicas e cristais, material de decoração doméstica, azulejos e papéis de parede, materiais de reforma doméstica, abajures e luminárias, relógios domésticos, pneus, peças e acessórios automotivos (incluindo aparelhos de áudio para automóveis), óleos automotivos, combustíveis automotivos.
 
A04. Produtos e Serviços Financeiros
Bancos, cartões de crédito, seguros, planos de investimento e previdência, fundos de pensão.
 
A05. Serviços Públicos Comerciais
Serviços de telecomunicações, provedores de internet, provedores de serviços de TV a cabo ou via satélite, páginas amarelas e catálogos telefônicos, companhias de fornecimento de água, gás, luz e saneamento básico (públicas e privadas), escolas e universidades (públicas e privadas), escritórios e empresas de engenharia e arquitetura.
 
A06. Viagens, Lazer e Entretenimento
Parques temáticos e de diversões, ginásios esportivos, academias de ginástica e preparo físico, clubes, spas, eventos musicais, esportivos e culturais, museus, mostras, feiras e exibições, bares, casas noturnas, galerias de arte, cinemas e teatros, loterias, casas de aposta, jogos e brinquedos infantis (não eletro-eletrônicos), companhias aéreas e rodo-ferroviárias, agências de viagens, hotéis, pousadas, resorts, companhias de aluguel de carros e auto-motivos,
serviços de turismo e viagens em geral.
 
A07. Varejo e e-commerce incluindo Restaurantes
Restaurantes, lanchonetes, cadeias e lojas de departamentos, magazines, lojas de roupas e acessórios, supermercados e lojas de conveniência (inclusive as de postos de serviço), farmácias, óticas, salões de beleza, lavanderias, agências postais, lojas de foto-processamento, lojas de conserto para equipamentos eletro-eletrônicos, sapatarias, lojas de e-commerce e portais de leilão online.
 
A08 – Saúde e Prescrições Médicas
Hospitais, serviços laboratoriais, clínicas privadas de saúde e tratamento médico, clínicas de tratamento ocular, clínicas dentárias, serviços e clínicas de medicina alternativa, equipamentos médicos e hospitalares, clínicas e consultórios particulares, cirurgia plástica.
 
A09. Mídia e Publicações
Jornais, revistas, livros, discos, CDs, cassettes, DVDs, Rádios e Redes de TV, enciclopédias (on e offline), cursos por correspondência e virtuais (via internet).
 
A10. Propaganda e Comunicação
Agências de Propaganda, produtoras de comerciais e fonogramas, empresas de serviços audiovisuais profissionais, fornecedores do negócio da comunicação (gráficas, fotoliteiras, escritórios de finalização de imagens, estúdios fotográficos, bancos de imagem), escritórios de design (gráfico e digital), serviços de marketing e consultoria.
 
 
A11. Equipamentos e Serviços Corporativos
Agências de emprego, serviços de informática e Tecnologia da Informação (TI), equipamentos e serviços de fotocópia, máquinas de fax, equipamentos e serviços de telefonia empresarial, móveis e equipamentos para escritórios, serviços de courier, serviços de limpeza de indústrias e escritórios, serviços de segurança patrimonial, serviços de logística e armazenagem.
 
A12. Comunicação Business to Business
Campanhas e ações de comunicação dirigida e especializada de negócios para negócios (trade e B&B).
 
A13. Informação Corporativa
Comunicação institucional não-comercial, comunicação de imagem corporativa ou de marca não diretamente associada a produto ou serviço, patrocínios de eventos esportivos e/ou culturais, mensagens natalinas e de boas festas, comunicação de fusões e aquisições, patrocínios e oferecimentos de programas televisivos ou veiculados em outras mídias não ligados a produto ou serviço.
 
A14. Saúde e Segurança Pública, Comunidades e Mensagens de Interesse Sócio-Ambiental
Mensagens e campanhas antitabagistas, antidrogas, contra direção perigosa e consumo de álcool ao volante, de segurança e respeito às leis de trânsito, higiene e saúde pública, Aids e doenças socialmente transmissíveis, doação de sangue, mensagens político-religiosas, de sindicatos e associações, campanhas pela igualdade sexual, racial, étnicas e ideológicas, em pról dos deficientes motores e mentais, campanhas de voluntariado, Cruz Vermelha,
Recuperação de menores e inclusão social, avisos ambientalistas e em prol da sustentabilidade.
 
B. USO DE MÍDIA E/OU ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS
Nestas categorias, sua peça será julgada especificamente acerca do uso criativo do meio/formato/estratégia correspondente, independentemente do produto ou serviço em questão.


B01. Eventos
Melhor evento e programa de marketing para consumidores finais, bem como para públicos de negócios (b-to-b), trade shows, etc.


B02. Marketing de Campo
Inclui também demonstrações de produtos e samplings em locais especiais (fora do ponto de venda), performances promocionais, pocket-shows em áreas de circulação de shoppings ou na rua, etc.

B03. Mídia Alternativa
Melhor uso promocional de mídia não-tradicional. Inclui canais não convencionais e novos canais, como a internet e plataformas digitais móveis, como celulares e consoles de games, etc.         
 
B04. Mídia Tradicional  
Melhor uso promocional de campanhas na chamada mídia tradicional (considerada como TV, Rádio, Jornal, Revista e Outdoor).         

B05. Patrocínios
Para campanhas desenvolvidas para comunicar um patrocínio.

B06. Embalagens Promocionais                                                                                                                                   Melhor uso de embalagens promocionais.

B07. Marketing promocional em ponto de venda
Melhores ações de marketing promocional em ambientes internos de lojas e áreas de venda, material promocional de ponto de venda, desenho de ambientes de venda e espaços promocionais. Inclui merchandising no ponto de venda, formatos criativos de samplings e experimentação de produtos e lançamentos.

B08. Programas de lealdade/fidelização
Para campanhas e promoções utilizadas na otimização do uso de programas de fidelização/lealdade, estimulando a compra e/ou consumo de serviços e produtos.

B09. Campanhas Integradas
Melhor uso promocional de campanhas que integrem vários e diferenciados meios/formatos/estratégias.